quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dicas para usar o Bicarbonato de Sódio na Limpeza


Você sabia que o bicarbonato de sódio além de ser usado na culinária para deixar o bolo mais fofinho, também pode te ajudar na limpeza da casa? É isso mesmo, o bicarbonato pode ser usado para limpar o tapete, remover manchas de café e chá, limpar utensílios de cozinha e também pode ter outras utilidades.
O bicarbonato de sódio é um item barato que pode substituir produtos de limpeza. Como ele é uma substância levemente alcalina, pode ser utilizado como um detergente ao entrar em contato com a gordura. O Universo Jatobá separou 15 dicas para você usar o bicarbonato como um aliado na hora de fazer a faxina.
Remova manchas de queimado: Tirar as marcas de queimado daquela assadeira é uma tortura. Para facilitar, cubra as manchas da assadeira com bicarbonato ou água quente e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, limpe a assadeira com bicarbonato de sódio e uma esponja.
Limpe a garrafa térmica: Coloque água quente e bicarbonato de sódio dentro da garrafa térmica, esse processo irá retirar resíduos de líquidos que foram armazenados na garrafa. Depois, enxágue bem a garrafa.
Carpetes e tapetes: Para remover manchas de gorduras, misture uma parte de bicarbonato de sódio e 4 partes de álcool. Utilize uma escova para aplicar a solução nas manchas e depois enxágue com água. Se o problema do seu carpete ou tapete é o cheiro ruim, espalhe bicarbonato e depois aspire.
Retire odores da geladeira ou do freezer: Separe meio litro de água morna e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Despeje um pouco do líquido em um pano e limpe as prateleiras e as paredes da sua geladeira. Se o seu refrigerador não é frost-free, espere descongelar para começar a limpeza. Depois é só passar um pano para secar.
Limpeza de pisos: Encha um balde de água morna e adicione meia xícara de bicarbonato de sódio. Utilize um esfregão ou uma vassoura para passar a solução sobre o piso e depois enxágue o piso.
Desentupir cano de pia: Despeje no ralo de duas a quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio e em seguida jogue meia xícara de chá de vinagre.
Retire o mofo: Para limpar locais que estão com mofo, use água e bicarbonato de sódio. Se a superfície for muito frágil, não utilize muito bicarbonato de sódio.
Lavar a roupa: Misture uma colher de bicarbonato de sódio ao sabão em pó quando for lavar roupas brancas. O produto ajuda a tirar manchas das peças.
Limpe esponjas e panos de limpeza: Deixe as esponjas e os panos mergulhados em uma solução com água e bicarbonato de sódio por uma noite. No dia seguinte eles estarão limpinhos.
Tire manchas de café e chá: Ao limpar chaleiras e filtros de cafeteiras, encha o recipiente com água e adicione 2 ou 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ferva a mistura por cerca de 15 minutos. Depois que o utensílio esfriar, esfregue e enxágue com água. Para remover manchas de chá e café das xícaras, mergulhe uma esponja umedecida em bicarbonato de sódio e esfregue a superfície que está manchada.
Limpeza de utensílios de aço inox: Dissolva o bicarbonato de sódio em água e utilize a solução para limpar e dar brilho aos itens de aço inox.
Latas de lixo: Para limpar a lata de lixo, despeje uma solução com água com bicarbonato e deixe agir por alguns minutos.
Limpe as panelas: Se quiser tirar manchas ou a gordura das panelas, ferva 2 xícaras de chá de água com 2 colheres de bicarbonato de sódio. Despeje a água, limpe a superfície com uma esponja salpicada de bicarbonato. Por fim, enxágue bem a panela.
Limpeza do forno e do fogão: Despeje uma xícara de chá de amoníaco no forno. Deixe agir por algumas horas e depois utilize um pano com água e bicarbonato para fazer a limpeza. No fogão, passe uma esponja com água e bicarbonato de sódio. Em seguida, seque com um pano limpo e seco.
Limpe a tábua de carne: Para remover odores da sua tábua de corte de madeira, esfregue a superfície com bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguar.
Fonte: Universo Jatobá

Um comentário:

  1. Super dicas!!!
    Algumas eu conhecia, mas a maioria não! Valeu!

    ResponderExcluir

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera