sexta-feira, 27 de abril de 2012

Jump Fit - Benefícios


Conheça os benefícios do Jump Fit


Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena


Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press - 11/09/2010
O Jump Fit é uma atividade aeróbica que aumenta a resistência cardiorrespiratória e colabora com a perda de massa gorda, além de fortalecer os músculos da região lombar, articulação do joelho, quadril e tornozelo. O exercício tem se mostrado muito eficaz para quem busca queimar calorias e ganhar condicionamento físico. Realizado sobre uma cama elástica de 1 metro de diâmetro por 15 cm de altura, o Jump Fit consiste em realizar diferentes tipos de movimentos, como saltar e correr, em ritmos e intensidades variáveis.

Por ser um exercício que atua contra a gravidade, seus efeitos tornam-se mais intensos, fato que agrada quem busca uma atividade de alto rendimento. A ideia da modalidade surgiu na Nasa. Em razão da perda de massa óssea e muscular dos astronautas durante as missões espaciais, foi necessário desenvolver uma atividade que eles os recuperassem após o término das viagens.

Quem se candidata a uma aula de Jump Fit deve, antes de começar, conversar com o professor sobre seus objetivos e atividade principal que pratica para receber as devidas orientações sobre a intensidade a ser usada. O ideal ainda é fazer uma avaliação funcional, serviço também oferecido pelas academias onde serão detectados, entre outros fatores, os desvios posturais e possíveis desarmonias nas cadeias musculares. Não é recomendável a pessoas com labirintite, instabilidade nos tornozelos e joelhos e às grávidas a prática dessa interessante atividade.

Foi analisado um grupo de mulheres entre 19 e 26 anos, que foram submetidas a uma comparação entre a atividade realizada em uma esteira rolante e os saltos sobre um trampolim. O resultado apontou que a amplitude de movimentos no trampolim supera a corrida ou caminhada, resultando em um consumo energético quase 70% maior.

Benefícios do Jump

- Fortalece o sistema cardiorrespiratório e a resposta hemodinâmica, por aumentar o bombeamento sanguíneo durante os exercícios, melhorando a circulação;

- Melhora a composição corporal através da modificação do perfil de lipídeo sanguíneo e do alto gasto calórico;

- Melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático, contribuindo para o combate a celulite;

- Baixo risco de lesões;

- Fortalecimento do aparelho motor, em especial o de sustentação;

- Auxilio na prevenção de osteoporose.

Fonte: Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera