segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Licor de Jabuticabas

Pessoal compartilhando com vocês o licor de jabuticabas que fiz já um mês atrás e gostei tanto que resolvi fazer a postagem dele.
Como tenho um bosque em frente de casa, com alguns pés de jabuticabas, portanto com muitas frutas sobrando, procurei na internet e achei essa receita interessante, embora todas sejam semelhantes, variando mais o tempo de maceração da fruta.
O que fiz pedem 10 dias em local escuro e arejado, mas como nesse ínterim viajei por 10 dias, completou então 20 dias, sem problemas se ficar mais tempo.
Então vamos a receita:

1k (usei um pouco mais) de jabuticabas,
1litro de cachaça de boa qualidade,
1k de açucar e 2 xícaras de água.

Em uma vasilha (usei um vidro grande) coloque as jabuticabas e amassá-las bem até estourar as frutas.

Coloque a cachaça, tampe o vidro e deixe em local escuro e ventilado, aguardando 10 dias ou mais.

 Prepare a calda levando ao fogo o açucar e a água até o ponto de fio, que é quando se mergulha a colher na calda e ao levanta-la corre um fio grosso da mesma.

Enquanto a calda engrossa, coe em peneira grossa, as jabuticabas, caprichando nessa hora para retirar bem o caldo que fica dentre elas para aproveitar bem o líquido, usei uma colher. A dica aqui é usar um avental pois espirra muito, e pode manchar sua roupa.

Finalizando a receita é hora de misturar os dois ingredientes, a calda com o suco coado e sem levar ao fogo vá mexendo até integrá-las bem, vc percebe que vai ficar um líquido homogêneo.
Agora coe novamente usando um filtro de café ou uma peneira bem fininha (usei a peneira) para filtrar todo resíduo que possa ainda ter ficado.

Engarrafe o licor em licoreiras, dê preferência para as incolor, pois a cor fica tão linda que vale ser mostrada. Separei algumas que tenho, mas utilizei vidros diferentes recicláveis.




Aqui um detalhe que fiz com cordão trançado, engomado e colado nas pontas para formar os caracóis, dá um ar rústico a peça. A rolha na parte que fica dentro da garrafa, eu forrei com plástico.

Olha que cor!

Essa licoreira (china) encontra-se hoje bem baratinha

Aqui vidros que podem ser pintados (por fora) com verniz vitral, o azul é de espumante.

De material estanho, é aconselhável despejar nela o licor só quando for servir pois essa licoreira tem uma tampa que não veda bem.

Servir gelado ou em temperatura ambiente. Se tiverem oportunidade de fazer, façam vale todo o trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera