domingo, 18 de março de 2012

Dicas legais no combate aos pulgões


Capuchinha
Alamanda
pulgões

Nós que gostamos de plantas, estamos sempre a volta com problemas  de insetos, que para sobreviverem se utilizam de "nossas" plantas para se alimentar. Para azar deles e sorte nossa existem no mercado produtos para combatê-los mas sou adepta do natural; em vista disto passeando pela Net achei no flickr.com de Miriam Stumpt o texto abaixo onde ela responde a questão de uma leitora que estava com problema de pulgões, achei interessante e divido com vocês por achar útil.

"Os pulgões sugam a seiva dos botões e folhas, deformando as mesmas.
Faça o seguinte preparado: - algumas folhas de Alamanda (trepadeira amarela foto acima), corte e coloque água quente e deixe esfriar.,  põe o líquido no aspersor e aplique nas plantas, fora do sol. Serve também para cochonilhas.
Curiosidade:As cochonilhas estão sempre acompanhadas por formigas e fiquei sabendo que elas se chamam "formigas pastoreia" que as defende pois aproveitam o que elas excretam de seiva para fazer o fungo dos quais se alimentam.As etapas são: acabe com as formigas, passe o chá de alamanda nas cochonilhas e depois lave as folhas da planta com sabão (*) e água; aguardando de um a dois dias entre as etapas.
(*) O sabão é aquele amarelo antigo, põe água quente para dissolver, esfria, diluir em mais água se necessário e aplique, na sombra."
Viram só quantas dicas legais!  Pesquisei que ferver a arruda por 5' esfriar e pulverizar, e também as sementes do coentro combatem os pulgões.
Plantar a Capuchinha (foto) próxima as plantas infestadas também afastam as danadas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera