segunda-feira, 23 de março de 2009

O INSTINTO SEGUNDO A ESPÉCIE / NECESSIDADE

NOS ÚLTIMOS ANOS, OS BIÓLOGOS ADQUIRIRAM UMA CONSCIÊNCIA VIGOROSA DE QUE O PADRÃO DE CONDUTA DOS ANIMAIS É GOVERNADO NÃO SÓ PELOS ESTÍMULOS INTERNOS, MAS , IGUALMENTE, PELOS ESTÍMULOS EXTERNOS.

O COMPORTAMENTO É, PORTANTO, REGULADO TANTO DENTRO QUANTO FORA, OU, COM O GERALMENTE OCORRE, POR UMA INTERAÇÃO ENTRE AMBOS.

MUITOS ANIMAIS TÊM APRESENTADO VERDADEIRAS PROEZAS DE "ORIENTAÇÃO INATA", QUE SÃO CONSIDERADAS EXTRAORDINÁRIAS. O EXEMPLO TRADICIONAL É A MIGRAÇÃO DE AVES E DE PEIXES. OS FILHOTES INEXPERIENTES DESSAS ESPECIES PERCORREM DISTÂNCIAS ENORMES COM SEUS PRÓPRIOS RECURSOS NATURAIS, VOANDO OU NADANDO DIAS E NOITES. DEPOIS RETORNAM AOS LUGARES DE ORIGEM - SITUADOS A MILHARES DE QUILÔMETROS - DE ONDE SAÍRAM SEUS ANTECESSORES.
AS ENGUIAS VIAJAM NA ESCURIDÃO DO FUNDO DOS OCEANOS PARA LOCAIS DE DESOVA, E SUAS PROLES, CRIATURAS MINÚSCULAS, PERCORREM, VENCENDO AS ADVERSIDADES DAS ÁGUAS, TODO O CAMINHO DE VOLTA, PENETRANDO OS RIOS MUITOS QUILÔMETROS ADENTRO, ATÉ ENCONTRAREM O HABITAT ORIGINÁRIO DE SEUS FAMILIÁRIOS. OS SALMÕES FAZEM O INVERSO: PERCORREM OS MARES PARA DESOVAR NO MESMO LOCAL DO RIO ONDE NASCERAM ANOS ANTES.

AVES AQUÁTICAS - GANSOS, POR EX. - ORIENTAM-SE VISUALMENTE PELO SOL E POR CERTOS PONTOS DE REFERÊNCIA TERRESTRES. MAS VIAJAM DA MESMA FORMA SEM ESSES AUXÍLIS. VOAM ACIMA OU ABAIXO DAS CAMADAS DE NUVENS, OU ENTRE ELAS, DURANTE O DIA E A NOITE, E, APESAR DISSO, CHEGAMSEMPRE A SEU DESTINO. MUITOS DESSES SENTIDOS INATOS OBSERVADOS PELOS CIENTISTAS SÃO COMPLETAMENTE DESCONHECIDOS; ELES NÃO SABEM COMO FUNCIONAM. PARA A CIÊNCIA ATUAL, A PROGRAMAÇÃO INTERNA OU O APARELHAMENTO SENSORIAL QUE CUIDA DA EVOLAÇÃO GENÉTICA, DAS REPROGRAMAÇÕES INTERNAS, DAS MIGRAÇÕES, DA SELEÇÃO NATURAL, DOS HÁBITOS DAS ESPÉCIES E OUTRAS TANTAS COMPLEXIDADES DO REINO IRRACIONAL SÃO ENIGMAS DA NATUREZA A SER DESVENDADOS.

SEGUE MAIS AMANHÃ...

Um comentário:

  1. ESTA CORUJA QUE APARECE NA FOTO É FREQUENTADORA DAS PRAIAS DO LITORAL DE SANTA CATARINA, CREIO QUE NÃO SURFA, BRINCADEIRA, ESTA FOTO FOI TIRADA DA MESMA BEM NO LOCAL ONDE ESTÁ A PLACA QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DE PROTEGÊ-LAS, COINCIDÊNCIA? OU SERIA UMA CORUJA DO TIPO QUE SAI EM DEFESA DA CONSERVAÇÃO DE SUA ESPÉCIE?

    ResponderExcluir

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera