domingo, 10 de abril de 2011

Como é fabricado a seda

Quando vemos os trajes feitos de seda com seu brilho e levesa em sua textura e estampas maravilhosas não podemos supor a trajetória toda até chegar a isto. Selecionei fotos e esse texto bem interessante sobre o tema.
 "As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina) que se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.. (saiba mais pelo blog naturezamor) o  processo de produção usado (apesar da modernização) é quase o mesmo de 5000 anos.
A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz. Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2.700 a.C. Reza a lenda que a Imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela finalmente conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.
A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China, e gerou a famosa Rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até 300 d.C., quando se tornou conhecida na Índia, ou seja 3000 anos após sua descoberta pelos chineses."





Agora então já sabe, quando vestir aquela roupa 
linda de seda... por que lhe custou tão caro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera