Tenho o censo crítico muito aguçado , gosto de aprender o que é certo e gosto de ensinar, e acho que empresas deveriam se preocupar mais com seus funcionários e treiná-los à falar ao telefone, pois apesar dos recursos diversos de comunicação como Email, SMS, FAX... aínda é o telefone/celular que mais a população têm acesso via comunicação direta com a fala, e o que vemos por aí fica muito a desejar quanto ao quesito "falar ao telefone". Passo aqui algumas dicas de como falar ao telefone:
• Nunca fale o habitual “alô” diga seu nome e , se preferir, também uma saudação; • Evite o terrível “quem fala?”, “quem é?” “quem gostaria?”. Seja cortês ao telefone e pergunte de uma outra forma como “por gentileza, quem deseja falar ou quem quer falar?”;
• Evite fazer barulho ao redor que possa prejudicar a conversa ; • Caso esteja em uma ligação e se seu celular tocar, peça licença por 1 min, atenda a 2ª ligação e diga que está em outra ligação e que retornará em seguida ou.... desligue ou coloque sua chamada em “espera ou hold”. Dê prioridade para a 1ª ligação;
• Se tiver uma crise de riso, soluço ou tosse, peça licença e coloque o telefone em “espera”;
• Evite comer, beber, mascar chiclete ou chupar bala enquanto fala ao telefone;
• Se a ligação for feita para um celular, sempre inicie a conversa, perguntando se a pessoa pode atender naquele momento; • Se o telefone tocar procurando outra pessoa nunca diga “Ele (a) não se encontra”, afinal ele não está perdido. Diga apenas “Ele não está”; ; • Use um tom de voz firme, claro e gentil ao telefone. Evite gírias, diminutivos, gritos, intimidades (amor, bem, querida); • Se estiver ao telefone, evite conversar com outra pessoa que esteja perto;
• Se estiver resfriada, evite tossir, espirrar ao telefone enquanto fala. Peça um minuto e coloque o telefone em “espera”. Caso a situação esteja crítica, peça desculpas e ligue em seguida, quando estiver se sentindo melhor; • Sorria ao telefone. Você pode não perceber, mas fará toda a diferença. Você não se sente mais à vontade quando alguém fala com você sorrindo? Pois é...
• Seja natural ao telefone. Você não percebe quando alguém está mentindo ao telefone? Tenha certeza de que os outros também! • Tente se conter com pessoas mal-educadas. Mantenha sua classe e postura e tente acalmá-lo. Jamais o interrompa, grite ou seja agressiva com ele. • Na necessidade de anotar um recado ,procure ter sempre próximo ao telefone papel e caneta; ouça com atenção para evitar que a pessoa precise repetir várias vezes o recado...nínguém suporta isso!
. • Por fim, quando ligar para alguém, diga já na primeira frase seu nome, empresa e porque está ligando. Assim evitará aqueles intermináveis e cansativos diálogos. Diga: “Bom dia, sou fulana, secretária do........ e dê seu recado”. Simples assim!
É claro que estas dicas se restringem ao atendimento do dia a dia, com parentes amigos e outros telefonemas comuns, quando se referir a área de trabalho têm alguns ítens a serem acrescidos aí , porém não custa nada melhorar nossas boas maneiras como pessoa no contato com o outro não é mesmo? |
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