quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em Sorocaba -5o mil árvores em 1h



Mega Plantio de mudas de árvores

O Mega Plantio será no dia 5 de dezembro, a partir das 9h, em áreas públicas da região do Jardim Santa Marina e em alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade. Junto com a Prefeitura, a população vai ajudar no plantio de 50 mil árvores durante uma hora, tempo estimado para a mega-ação em prol do meio ambiente de Sorocaba.

A ação do Poder Público faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012. A proposta é reunir ao menos 5 mil pessoas da sociedade civil para o plantio, onde cada uma terá de plantar 10 árvores em uma hora.

Serão plantadas mudas de espécies nativas da região, como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. “Como estamos plantando em uma Área de Preservação Permanente (APP), serão plantadas 30% de frutíferas e 70% de nativas”, explica a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

“Com esse mega plantio, vamos reflorestar alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, incrementando a flora. Como as árvores são de espécies nativas da região, elas serão facilmente adaptadas ao solo e ao clima da nossa cidade”, explica Aroldo. Em média, as mudas estão com 50 centímetros de altura, mas algumas chegam até 2 metros.

Todas as mudas frutíferas foram produzidas no viveiro de mudas da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro”, programa desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Seobe, em parceria com o órgão estadual. Já as mudas nativas foram, em grande parte, produzidas numa parceria da Sema com a Universidade de Sorocaba (Uniso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera