quarta-feira, 14 de abril de 2010


Preparando o Suflê

Do verbo souffler (soprar), o souffé nasceu para designar esse prato leve, de paladar delicado, que obrigatoriamente deve ser servido logo que sai do forno, sob pena de murchar e perder o seu encanto.
Qualquer que seja o sabor escolhido. um suflê é sempre bonito de se pôr à mesa, deve-se no entanto ter cuidados em levar o recipiente limpo (pois será servido no mesmo recipiente que assou).
Antes da receita um pouco da história :de sua origem pouco se sabe; foi provavelmente, entre os sec. XVI, quando a culinária mereceu o status de "arte" - e XVII - época em que cozinhar era o grande hobby da aristrocacia francesa.
A intenção do blog não é dar receitas mas em dar alguns detalhes de determinados alimentos, como fazê-los, origem... Na internet tem uma infinidade delas (ver outra no blog traineedecozinheira.blogspot)

Vamos então ao clássico

Suflê de Camarão

150 g de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de leite, sal, 1/2 col. (chá) de molho inglês, 1 col. bem cheia de queijo ralado, 1 col. (sopa) de margarina, 1/2 k de camarões miúdos, 6 ovos
Desmanche a farinha de trigo no leite, tempere com sal e molho inglês. Leve ao fogo brando até engrossar. Acrescer fora do fogo, o queijo, a margarina e os camarões triturados ligeiramente . Adicione as gemas uma a uma e acrescer as claras em neve. Despeje em forma própria untada e polvilhada, forno médio 30 mins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera